Você já ouviu falar na sala de aula invertida? O método de ensino inovador propõe que o aluno estude o conteúdo da disciplina online para chegar na sala de aula ciente do assunto que será desenvolvido. A lógica, nesse caso, é nutrir o estudante com informações para que ele encare a aula presencial como um ambiente de debate, construção de trabalhos e exercícios onde o professor age como um tutor e motivador na construção do aprendizado.

A sala de aula invertida proporciona processos, estruturas e ambientes mais adequados para que os alunos se mantenham engajados e motivados durante o aprendizado. Nesse modelo de ensino, eles se tornam protagonistas da experiência e possuem a autonomia necessária para adquirir novos conhecimentos e habilidades, uma vez que o uso da tecnologia permite ao estudante decidir quando, como e onde ele irá aprender.

Esse método está revolucionando a educação. Isso porque ao estudar pela internet o aluno tem acesso à diversas ferramentas, como videoaulas, ebooks, games, slides e aplicativos. Os materiais complementares potencializam o processo de aprendizagem de forma dinâmica, sempre com a supervisão do tutor para ajudar com as dúvidas. Além disso, os estudantes também podem criar conteúdos próprios de estudos e compartilhá-los com o grupo. Dessa forma eles colocam em prática a produção colaborativa, que é parte fundamental da sala de aula invertida.

Com o ACADWEB, por exemplo, o professor cria o planejamento das aulas e anexa o conteúdo para ser disponibilizado ao aluno. Ou seja, ele pode receber todo o planejamento da disciplina que vai ser ministrada antecipadamente. Se um dos estudantes perder a aula não vai precisar entrar em contato com o colega de classe, já que esse material fica disponível na plataforma.

O elo entre o digital e o presencial está presente na sala de aula invertida, aliando as vantagens de cada método e tornando o processo de aprendizagem completo e eficaz. Assim, a classe se torna mais atrativa e enriquecedora para alunos e professores.

Saiba mais sobre o ACADWEB, clique aqui.