O segundo semestre está chegando e, em termos de mercado, isso significa que as IES precisam se preparar para o período da captação de alunos. Existem caminhos e ferramentas que podem ajudar o gestor a entender que tipo de estratégias devem ser utilizadas nesse período, com o objetivo de otimizar os resultados da instituição e minimizar a evasão dos estudantes. Mas você sabe por onde começar?

Reunimos 3 dicas que fazem toda a diferença durante a captação.

1. Esteja presente

Construa uma presença forte junto ao público-alvo. O bom atendimento é essencial para conquistar o aluno, assim como passar confiança de que ele está fazendo a escolha certa e pode contar com a IES.

2. Trace planos

Ter tempo para trabalhar em pontos críticos ajuda a gerar demandas e pensar em melhores estratégias. Por isso, faça um calendário acadêmico alinhado ao escolar. Revisite esse calendário sempre que necessário para traçar planos sólidos.

3. Relacione

Manter contato com os candidatos pode ser promissor. Crie uma régua de relacionamento para tomar ações de acordo com o status de relacionamento entre a IES e o aluno. Você também pode utilizar as redes sociais a seu favor, como canais de comunicação direta com pessoas interessadas na instituição. Além disso, também é possível explorar a sua imagem para fortalecê-la, como falamos na dica 1.

Antes de seguir essas dicas, tenha em mente que uma operação modernizada pode ser aliada do seu negócio e fazê-lo crescer. Por isso, opte por ferramentas digitais que te ajudem nesse processo. Um dos métodos possíveis para otimizar o trabalho é a inscrição online no site da instituição de ensino. A função está disponível em sistemas como o ACADWEB, software de gestão escolar, onde o candidato preenche um formulário em que é possível captar dados úteis para o setor de marketing como, por exemplo, como tomou conhecimento da instituição, qual a localidade em que reside, se trabalha, qual a renda familiar e como se desloca até as aulas.

No sistema, o processo seletivo também consegue ser realizado por meio do vestibular tradicional ou agendado em data e hora pré-determinada. Se houver cobrança de alguma taxa de inscrição, ele gera o boleto bancário para pagamento, fornecendo a listagem dos candidatos que pagaram ou não a taxa. Já a avaliação acontece por meio de prova eletrônica ou impressa, onde as questões são escolhidas aleatoriamente, cobrindo todo o conteúdo exigido pela faculdade.

O resultado da prova é publicado no site em que o candidato se inscreveu em poucas horas. Além disso, ainda pelo ACADWEB, o gestor tem acesso à listagem de remanescentes e candidatos que não compareceram ao processo. Todos os dados são validados e recuperados para o cadastro de alunos e as notas exibidas no histórico escolar.

Clique aqui para falar com um dos nossos consultores sobre o ACADWEB.