As novas regras do Fies deixaram muitas instituições de ensino em dúvida quanto a adesão, pois exigem contrapartidas elevadas e que, não gerenciadas, podem inviabilizar a gestão da instituição. Para tal controle, o uso de softwares que fazem a gestão de alunos e contratos passa a ser essencial.

A partir de 2018 o Fies dividirá suas vagas em 3 modalidades:

  • Fies 1 (sucessor do atual modelo) – 100 mil vagas 

Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita. Taxa de juros real igual a zero.

  • Fies 2 (nova modalidade) – 150 mil vagas 

Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita. Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

  • Fies 3 (nova modalidade) – 60 mil vagas 

Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita. Vagas para estudantes de todo o país.

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam no dia 19 e se estendem até 23 de fevereiro, e quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e tirou nota superior a zero na redação poderá concorrer a uma das vagas para o primeiro semestre. O estudante que participar do programa de crédito começará a pagar as prestações a partir do primeiro mês depois da conclusão do curso, desde que possua renda. A estimativa do MEC é de que o saldo seja quitado em um prazo de até 14 anos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção (http://fiesselecao.mec.gov.br/). 

Precisa de ajuda no controle dos contratos? O nosso software ACADWEB gerencia seus alunos desde a matrícula, passando pelo controle dos contratos daqueles que recebem financiamento pelo FIES. Entre em contato AQUI.