Quando a internet ainda era um recurso pouco explorado na educação, o aluno que sentia dificuldade em uma matéria ou precisava estudar um determinado tema para fazer trabalhos em grupo recorria à biblioteca. Hoje essa busca ainda acontece, mas a necessidade de um espaço físico deixou de existir. Com a chegada dos tablets e smartphones, os estudantes conseguem fazer pesquisas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Os aspectos positivos de usar a tecnologia em função do aprendizado são muitos, no entanto é preciso reconhecer que o acesso a essa vasta gama de informações disponíveis na internet gera pesquisas menos aprofundadas sobre os temas. Muitos sites, por exemplo, trazem fatos errados e que muitas vezes não são verificados antes da publicação. Por causa disso, os professores costumam pedir aos estudantes que verifiquem a procedência das notícias antes de usá-las.

Pensando nisso, as instituições de ensino estão optando por bibliotecas virtuais. Elas surgem como uma forma de estimular o aluno a buscar informações verídicas a partir de fontes confiáveis e que fazem parte do acervo da escola. Além disso, outras vantagens do uso do digital estão relacionadas a economia, integração com a biblioteca física, atualização permanente do acervo, segurança e descontos diferenciados na aquisição de livros impressos.

As bibliotecas virtuais proporcionam aos usuários acesso ilimitado, mobilidade e personalização dos estudos. Ou seja, mais praticidade na hora de aprender. O módulo biblioteca do ACADWEB pode ser integrado a Biblioteca Pearson, garantindo a inclusão de item personalizado no menu do Portal, com integração de formulário e autenticação por token, utilizando a matrícula do aluno como acesso. Já para o acervo físico, o Bookweb proporciona no portal acadêmico a funcionalidade de reserva e renovação de exemplares seguindo os critérios definidos pela instituição de ensino.

Saiba como a Qualinfo pode ajudá-lo clicando aqui