As instituições de ensino ao redor do país estão se preparando para o período de rematrícula. O processo, que tem início em muitas instituições de forma antecipada, é marcado por tramitações burocráticas, filas de espera e alta demanda em quase todos os setores da instituição. Entre os problemas enfrentados, a falta de objetividade para realizar as inscrições é um dos mais frequentes, dificultando a efetivação das matrículas e, como consequência, gerando uma série de transtornos para alunos, responsáveis e gestores.

Optar por sistemas burocráticos, lentos e desatualizados pode criar uma imagem negativa do centro educacional e causar o desinteresse dos estudantes. Muitas instituições já perceberam isto e modificaram a metodologia que utilizavam, aderindo a procedimentos menos complicados com o objetivo de otimizar a rematrícula e torná-la mais eficiente.

Para garantir o sucesso dessas mudanças operacionais, os gestores apostam em soluções digitais e inovadoras no gerenciamento de todos os procedimentos realizados pelas instituições, incluindo a renovação das matrículas. Isto é possível através de softwares de gestão específicos para instituições de ensino, como é o caso do ACADWEB, que integram os diversos setores da escola, faculdade, universidade ou curso, facilitando a organização e o acesso aos dados.

O ACADWEB foi produzido para ser a principal ferramenta no controle e consolidação das informações de secretaria, controle de turmas, histórico de alunos e carga horária. Com ele, é possível realizar a rematrícula de maneira intuitiva e prática, levantando automaticamente e sem burocracia todas as exigências necessárias para validação do processo. Tudo via web e de forma eficiente, evitando filas de espera e eventuais transtornos.

O sistema ainda é capaz de absorver, unificar e relatar as mais diversas informações necessárias para a gestão acadêmica, além de possuir uma plataforma de backoffice que possibilita o acompanhamento mais próximo e dinâmico de dados como indicadores de captação de novos alunos, evasão, inadimplência, renovação de matrículas antecipadas, entre outros.

Para Wanessa Lopes, Secretária Geral Acadêmica da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), utilizar o ACADWEB facilitou o planejamento da rematrícula 2018.1 e dos semestres letivos anteriores. “Utilizo o ACADWEB há três anos. Antes, o processo manual demandava tempo e era muito cansativo. Além disso, nós não tínhamos uma quantidade grande de profissionais para atender todos os alunos que chegavam. Isso gerava estresse, principalmente porque janeiro é mês de férias, muitos estão viajando, e na AESGA recebemos vários estudantes de outras cidades. Na época, eles precisavam vir à Garanhuns para fazer a rematrícula”, explicou a gestora. “Agora isso não é mais necessário. Eles fazem a rematrícula de onde estiverem. Tornou o processo mais ágil e dinâmico. Este ano, por exemplo, estamos implementando algumas mudanças na rematrícula para que ela se adeque ainda mais às nossas necessidades. A Qualinfo executa essas modificações e depois nos envia um teste para checarmos se está tudo de acordo com o que pedimos. É muito mais prático”.

Quer conhecer o ACADWEB? Entre em contato AQUI.