A ouvidoria funciona como um canal de comunicação para que alunos, professores e a sociedade em geral possam expressar as suas opiniões. O objetivo é configurá-la como mecanismo para exercer a cidadania, seja entendendo que existem problemas a serem resolvidos ou aceitando elogios e sugestões para melhorar a qualidade do serviço prestado.

Pela importância que possui, o Ministério da Educação (MEC) estabelece que todas as instituições de ensino devem ter uma ouvidoria funcionando como escuta diária do centro educacional. O MEC também solicita relatórios sobre a atuação dela para medir a quantidade de reclamações e sugestões que partiram do agente, na intenção de entender o que vem acontecendo da comunidade acadêmica.

Através de sistemas de gestão educacional, coletar esses dados se tornou mais rápido e fácil. Com o ACADWEB, por exemplo, é possível fazer a tabulação de todos os procedimentos referentes à ouvidoria. Além disso, o software também é capaz de monitorar a solicitação e descobrir de onde partiu a resposta.

 

Fale com nossos consultores para saber mais sobre o ACADWEB, clique aqui.